Marketing Digital Político – Sua campanha eleitoral digital começa aqui

Aproveite a força das plataformas digitais no marketing eleitoral e impulsione a sua visibilidade política para as eleições 2020

Tenha uma consultoria de marketing político digital com as nossas dicas e aprenda como usar e fazer o marketing eleitoral da sua campanha

Aprenda como impulsionar e ter um maior engajamento dos seus eleitores com o nosso passo a passo de Marketing Digital para Políticos

Marketing Digital Político – A força das plataformas digitais no marketing eleitoral

Marketing Político Digital

O Marketing Digital Político veio para ficar e esse tipo de estratégia política vem sendo usada em todos os continentes do planeta. Além disso, políticos que fazem o uso correto desse tipo de estratégia digital e contam com uma consultoria de marketing eleitoral tem uma “larga” vantagem em relação aos seus concorrentes. E isso, ficou visível nas recentes eleições americanas, inglesas, australianas e, até mesmo, no Brasil.

Por isso, é extremamente importante, saber usar as mídias digitais e aproveitar a proximidade com os seus eleitores realizando o marketing político digital e apresentar o seu plano político, bem como, as bandeiras defendidas por você.

Faça das plataformas digitais o elo de ligação da sua campanha eleitoral e conquiste novos eleitores, conforme os exemplos abaixo:

Marketing Político nos Estados Unidos, em 2017

Donald Trump, ao usar a publicidade eleitoral online e ter uma consultoria de marketing político digital conseguiu nas últimas semanas das eleições presidenciais americanas, se aproximar de dois públicos, até então, distantes da sua campanha política, mulheres jovens e afro-americanos. Isso, com toda a certeza, foi determinante para sua vitória nas eleições 2016 dos Estados Unidos.

O Marketing Eleitoral Digital do Partido Trabalhista inglês, nas eleições 2017

Em 2017, o marketing eleitoral do Partido Trabalhista inglês permitiu com que as suas mensagens positivas de sua campanha chegasse as pessoas certas. Dessa forma, mesmo não atacando os opositores conservadores, o partido conquistou 37 cadeiras, diminuindo consideravelmente a distância em relação ao Partido Conservador, no parlamento britânico.

Publicidade Digital nas eleições australianas 2019

Em 2019, a Austrália viu uma mudança significativa no marketing político nas campanhas eleitorais legislativas. Foi a primeira vez que os investimentos em marketing digital político superaram os da mídia tradicional.

No Brasil, as eleições presidenciais 2018 deram um novo rumo ao marketing político nas mídias digitais

As eleições presidenciais de 2018 deram um novo rumo no marketing político digital. Para alguns candidatos que apostaram no marketing eleitoral tradicional com o uso da televisão e do rádio, por exemplo, tiveram dificuldades em atrair eleitores.

Até porque, o tempo curto nessas mídias não permitiu a exposição adequada dos candidatos, como também, não foi possível conhecer os seus objetivos políticos.

Entretanto, outros candidatos que entenderam a importância das mídias digitais e souberam realizar o marketing político, com uma consultoria especializada, em suas campanhas eleitorais aumentaram a sua exposição, criaram debates permitindo que o seu eleitor estivesse mais próximo da sua campanha política e engajado com os seus ideais.

Mas, é claro que ao ter uma consultoria de marketing digital político e não passar a mensagem adequada ao eleitor de nada adiantará a sua campanha eleitoral. Portanto, ao fazer uso das plataformas digitais tenha em mente que a forma com que você irá transmitir o recado ao seu eleitor é que fará a diferença.

Neste artigo você poderá tirar as suas dúvidas e aprender a utilizar o marketing digital político a favor da sua campanha eleitoral. Na verdade, você terá uma consultoria de marketing político. Para facilitar a navegação neste artigo, utilize o sumário abaixo e vá direto ao assunto desejado da nossa “máquina de ganhar eleitores“, “Marketing Digital Eleitoral – A força das plataformas digitais nas campanhas políticas“.

Marketing Digital Político: A modernização do marketing eleitoral

O marketing digital eleitoral é a modernização do marketing político, sendo uma excelente ferramenta para a divulgação da sua pré-campanha política nas plataformas digitais, com o uso do inbound marketing para políticos, tradicionalmente conhecido como marketing de atração.

Portanto, diferente da propaganda eleitoral obrigatória, ao fazer o uso do inbound marketing nas plataformas digitais para a sua campanha política, desde que usada corretamente e de acordo com a lei, é possível estar em evidência sempre, tendo leads segmentados e engajados com a sua candidatura.

Lembrando que em 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, será permitido realizar oficialmente campanha política visando as eleições, tanto para prefeitos como vereadores, em todo o Brasil, à partir do dia 16 de agosto.

Inclusive, se for bem usada, as mídias digitais poderão aproximar eleitores “opositores” da sua pré-candidatura e, conseqüentemente, barganhar os votos desses eleitores.

Qual a diferença entre um pré-candidato e um candidato político?

Apesar de parecerem termos iguais, existe uma grande diferença entre pré-candidato e candidato político. Na verdade, o pré-candidato em sua pré-candidatura é a pessoa que manifestou e almeja disputar um cargo político nas eleições.

Entretanto, o candidato é a pessoa que foi escolhida pelo seu partido político, devidamente registrado e autorizado pelo Juiz Eleitoral para disputar as eleições.

Independente disso, nas duas situações é possível fazer uso do marketing digital político e dar maior visibilidade a sua campanha política.

Em resumo, podemos comparar o pré-candidato e o candidato, com o mercado imobiliário, onde você tem o pré-lançamento de um imóvel e mostra a intenção em adquiri-lo, através de uma reserva. A aquisição definitiva só se dará após o imóvel ter todos os documentos necessários e for realizada a assinatura do contrato.

Essas duas últimas fases, que é o lançamento de um imóvel, propriamente dito, podemos comparar com o candidato político, que demonstrou o desejo de disputar as eleições e posteriormente, regularizou a sua situação eleitoral.

O que é Inbound Marketing Político?

O Inbound Marketing, na verdade, busca atrair e permite conquistar um determinado público com o uso do marketing de conteúdo nas plataformas digitais em geral.

Dessa forma, o pré-candidato poderá usar o inbound marketing como estratégia de marketing digital político e fazer menção a sua futura candidatura nas redes sociais, sites, blogs e outras plataformas digitais em geral, com o objetivo de se aproximar do seu futuro eleitorado, lembrando que é proibido o pedido explícito de votos.

Além, disso, é uma possibilidade das pessoas poderem conhecer melhor as qualidades pessoais do futuro candidato, posicionamento político e criar um ambiente agradável de discussões sobre inúmeros temas ao longo da sua campanha. Sendo uma excelente ferramenta para diminuir os custos da sua campanha política, aumentar a sua visibilidade e atrair eleitores engajados com a sua causa.

Marketing Digital Eleitoral – Pré-Candidato

O marketing digital eleitoral é uma estratégia de campanha política com a finalidade de aproximar o pré-candidato do seu seu futuro eleitor, antes mesmo de ser iniciada a propaganda eleitoral obrigatória nos canais oficiais, sendo vedada o pedido de votos, conforme a lei Lei 9.504/97.

Além disso, o futuro candidato poderá usar as mídias sociais como uma plataforma de debates e discussões de temas variados permitindo compreender melhor as necessidades do seu eleitorado e “fisgar”, no futuro, novos eleitores. E como em toda estratégia de marketing digital, poderá gerar leads altamente qualificados para a sua campanha eleitoral.

Marketing Digital Eleitoral – Candidato

Uma vez oficializada a sua candidatura nas eleições, o candidato poderá usar o marketing político digital como uma plataforma para apresentar aos seus eleitores os objetivos da sua campanha política eleitoral.

Dessa forma, ele pode e deve se apresentar, oficialmente, como candidato, permitindo assim, fazer com que os eleitores possam conhecer as suas reais propostas e os seus objetivos, caso ele seja eleito ou reeleito.

O que é Marketing de Conteúdo Eleitoral?

O que é Marketing de Conteúdo Eleitoral?
O que é Marketing de Conteúdo Eleitoral?

O Marketing de Conteúdo Eleitoral é uma maneira de manter o seu eleitor informado sobre as suas atividades políticas e, é claro, disponibilizá-las nas plataformas digitais. Portanto, podemos afirmar que é a melhor maneira de ter uma maior aproximação do seu eleitorado com a sua campanha política.

Dessa forma, será possível expor as suas idéias, projetos e opiniões sobre temas políticos dos mais variados com o uso das mídias digitais, criando conteúdo de interesse e relevante para o seu eleitor, em forma de textos, imagens, vídeos e áudios nas diferentes plataformas digitais existentes.

Dessa forma, torna-se essencial para o candidato, tanto na pré-campanha como em campanha política, ter as suas mídias digitais e, em todas elas, realizar o marketing de busca, com o uso de estratégias SEO para os mecanismos de buscas.

Até porque, o eleitor, com toda a certeza, fará pesquisas usando os mecanismos de buscas para poder conhecer melhor o futuro candidato, inclusive, as bandeiras defendidas por ele e ter as suas plataformas digitais, em especial, o seu site otimizado para os motores de buscas, torna-se obrigatório. Dessa forma, a tendência é aparecer sempre a frente de outros sites concorrentes políticos.

Quais plataformas digitais usar para o Marketing Político?

Atualmente, existem inúmeras plataformas digitais que irão permitir realizar o marketing político. Além disso, todas elas são gratuitas e poderão ser impulsionadas, com o uso de campanhas pagas com o objetivo de atingir o maior número de pessoas, possibilitando ainda, segmentar por localidade, faixa etária, sexo, … enfim, por vários critérios de acordo com o interesse da sua campanha.

Dessa forma, será possível realizar a sua campanha de marketing político digital e atingir públicos distintos para que o seu futuro eleitor possa conhecer melhor as suas intenções políticas. Portanto, você terá plataformas digitais para criar conteúdo de:

Entre as plataformas para criar o seu marketing político digital listadas acima, será possível criar conteúdos dos mais diversos. Além disso, interligar cada uma dessas plataformas digitais é vital para alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Não podemos nos esquecer que todas elas são gratuitas e que, ainda, será possível impulsionar com o uso de campanhas pagas para atingir uma maior quantidade de pessoas.

Como ser eleito em 2020 usando Estratégias de Marketing Digital Político?

Como ser eleito em 2020 usando Estratégias de Marketing Digital Eleitoral?
Como ser eleito em 2020 usando Estratégias de Marketing Digital Eleitoral?

Para ter uma jornada vitoriosa em sua campanha política em 2020, preparamos um resumo para ser implantado desde já no marketing político digital, seja para você vereador ou prefeito.

Tenha um site e otimize para os mecanismos de buscas

Ter um site em sua campanha política é umas das melhores estratégias para o seu marketing político. E, mais do que isso, ele deverá ser otimizado para os mecanismos de buscas, com o uso de estratégias SEO.

O objetivo ao ter a sua página web é detalhar toda a campanha eleitoral, os objetivos, projetos, propostas e o histórico do candidato.

Dessa forma, quando alguém realizar uma pesquisa online, as chances dele aparecer a frente de outras páginas web serão maiores. Portanto, ter um consultor SEO e um desenvolvedor web experiente e que entenda as suas necessidades é vital para o marketing estratégico da sua campanha política.

Além disso, ao criar o seu site, você terá uma excelente ferramenta em mãos para capturar leads, através de um simples formulário com Nome, Email e Telefone e engajar os seus eleitores.

Produza conteúdo interessante para o seu eleitor

Uma das principais armas do marketing digital é a produção de conteúdo de alta qualidade e interessante para o usuário. Portanto, no marketing político ele é ainda mais importante, pois é uma forma das pessoas conhecerem melhor a sua campanha política e as bandeiras defendidas por você.

Ao criar o seu conteúdo, tenha em mente de dar ao seu público informações de interesse e que possam agregar a sua campanha política. Estude o comportamento dos seus eleitores e direcione o conteúdo criado.

Inclusive, você poderá usar conteúdo de áudio, no formato de podcast, e disponibilizá-lo nas plataformas digitais para a sua pré-campanha eleitoral.

Email Marketing como estratégia de Marketing Político

O email ainda é uma das principais mídias digitais do marketing político. Portanto, ao criar o seu site e capturar leads, através dele, não esqueça de engajar os seus eleitores enviando emails frequentemente.

Aumente a sua base de dados criando e-books, infográficos, pesquisas, enfim, existem inúmeras estratégias para aumentar ainda mais e de forma segmentada a sua lista de emails, para a sua campanha eleitoral.

WhatsApp: O poder do Marketing Digital Político na palma da mão

Está mais do que provado a importância do WhatsApp como meio de comunicação. Em resumo, ele é um ferramenta de comunicação instantânea que irá permitir com que você possa atingir de imediato o seu eleitorado.

Em sua estratégia de Marketing Político, faça uso do WhatsApp com conteúdos informativos curtos, faça vídeos e exponha as suas idéias. Não utilize o comunicador instantâneo para pedir votos e nem faça uso de mensagens como um “usuário” tradicional.

Portanto, mensagens de bom dia, excelente final de semana, estão proibidas! Da mesma forma que “pedir” votos.

Marketing Digital Político nas redes sociais

Todos nós sabemos o poder que as redes sociais como o Facebook e o Instagram possuem. Portanto, ter um perfil nessas mídias sociais e criar conteúdos exclusivos e de qualidade é um diferencial para a sua campanha política.

Faça uso das redes sociais com conteúdo que possa aproximar o eleitor da sua campanha. Portanto, faça publicações curtas e que possam fazer o seu eleitor interagir com ela.

E, não se esqueça de usar o Linkedin, criar o seu perfil político na rede e, também, expor as suas idéias e toda a sua trajetória política.

Um outro detalhe, também. No Facebook, tenha uma página e não um perfil pessoal. Faça uso da sua página compartilhando idéias e opiniões com base no interesse dos seus eleitores.

Além disso, você poderá criar conteúdos de textos e multimídia e de impacto “rápido” perante os seus seguidores e, consequentemente, eles poderão se engajar em suas publicações compartilhando com outras pessoas.

Existem inúmeras maneiras para oferecer conteúdo no Facebook e no Instagram, dessa forma, será possível criar conteúdo de:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Lives (Transmissões ao Vivo).

Inclusive, você poderá impulsionar as suas publicações com o uso de campanhas patrocinadas (pagas), permitindo atingir um número maior de pessoas.

Grupos no Facebook: Esteja sempre próximo do eleitor

Ter um grupo no Facebook é um excelente canal para estar mais próximo do seu eleitor. Portanto, ao realizar o marketing digital político nas mídias sociais não esqueça de criar grupos no Facebook que possam debater e interagir sobre inúmeros assuntos.

Além disso, ao estar presente em grupos do Facebook sua campanha política estará em evidência constante e, inclusive, será possível segmentar o seu eleitorado com base em diversos temas políticos e ganhar a sua confiança.

Precisa de um Consultor de Marketing Digital Político?

Fazer uma campanha política digital não é complicado. Mas, é claro que ter uma assessoria adequada e que possa conhecer as ferramentas para impulsionar a sua campanha é fundamental. Portanto, ter um consultor especializado em marketing digital político é vital para o seu sucesso nas eleições.

O consultor de marketing político poderá direcionar melhor a sua campanha e saberá o momento adequado para dar uma guinada em sua campanha eleitoral. Portanto, mesmo com as dicas apresentadas neste artigo, não se esqueça de ter ao seu lado um excelente estrategista e consultor político de marketing digital.

Conclusão: Marketing Digital Político

Marketing Digital Político
Marketing Digital Político

Hoje, ter presença nas mídias digitais e produzir conteúdo de qualidade e relevante para o seu eleitor é essencial para a sua estratégia de Marketing Digital Político. Portanto:

  • conheça o seu eleitor e permita que ele o (a) conheça;
  • não faça da internet um balcão de pedidos de votos, pois além de proibido é irritante;
  • impulsione seus conteúdos digitais, por meio de campanhas pagas, e atinga um número maior de eleitores;
  • utilize o marketing político digital a seu favor criando conteúdo de interesse do seu público.

Fique atento aos pontos aqui apresentados para realizar o Marketing Eleitoral da sua campanha política e acima de tudo, faça testes com o objetivo de conseguir ótimos resultados.

Caso tenha dúvida de como realizar a sua estratégia digital, um consultor de marketing político é vital para o seu objetivo político.

E você, aproveitou as nossas dicas de Marketing Digital Político? Como foram os resultados? Se possível, conte-nos um pouco da sua experiência.

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